Nosso Bairro

PROCURADOS!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Valores

O primeiro Bimestre a Escola Profª. Francisca de Almeida Caloi (do infantil ao 5º ano) está desenvolvendo o Projeto Resgatando Valores.

Livro: O menino, seu avô, e a árvore da vida.

Autor: José Bortolini

Ilustradora: Márcia Franco

Editora: Paulus

Alunos atendidos: 4º ano - 2º Ciclo.

Professor: Sergio Augusto Camargo Siqueira

Tempo provável de duração: 1º Bimestre


* Tema: Resgatando Valores

* Justificativa:

As complexidades, incertezas e desentendimentos que permeiam as relações humanas, colocam a criança, indivíduo em formação, em situação de experimentação de comportamentos, atitudes e aplicações de valores que refletem a sua vivência familiar e de sua comunidade. Diante do panorama da distorção e banalização da ética, da moral, dos valores e da civilidade. Diante da impaciência para dialogar, da violência gratuita, de todo um momento de mudança da concepção de familia e sua estrutura. E também da forma como se convive como outro. A escola deste milênio se encontra embuida da responsabilidade de refletir e enfrentar as várias formas de violência que tem atingido de maneira implacável o cotidiano escolar, sendo esta violência reflexo da socialização de nossa sociedade.

O presente projeto se estrutura e se baseia na premissa teórica onde os valores são construídos na interação entre "um sujeito imbuído de razões e emoções e um mundo constituído de pessoas, objetos e relações multiformes, dispares e conflitantes". Seguindo esta linha de pensamento o projeto propõe por meio de uma educação transdisciplinar possibilitar a construção de valores por meio das mais diversas trocas dos alunos entre si, com outros elementos da comunidade escolar, com elementos externos à escola e com as mais variadas produções culturais.

Para tanto e diante da reconhecida crise de valores de nossa sociedade, adotamos para parâmetro de nosso projeto a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Que se justifica ser um referencial reconhecido e aprovado pelas mais diversas culturas. Permite assim promover uma educação para a ética, a cidadania e a paz.
-Objetivos
Cognitivos:
* Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções da cultura.

Template - Dicas para Blogs

Recadinho!


Onde Reciclar?